Por Henrique Lima

A chegada da SAF (Sociedade Anônima de Futebol) no início de 2022 ao Botafogo, tendo como  acionista majoritário John Textor – empresário americano do ramo cinematográfico, com foco em efeitos especiais, e vencedor de oito Oscars – movimentou bastante o clube. As mudanças ocorreram dentro e fora do gramado, com novas contratações, redução de dívidas e desenvolvimento das categorias de base, além de obras no Estádio Nilton Santos, a casa do Glorioso, para melhorar a experiência do torcedor e, principalmente, trazer retorno financeiro.

Em janeiro de 2023, o Botafogo anunciou o início das obras no campo do estádio, trocando a grama natural por um gramado sintético desenvolvido pela empresa norte-americana FielTurf e implementado pela Total Grass. O novo gramado conta com uma estrutura capaz de suportar fortes chuvas, não permitindo que encharque o campo e facilite a prática do futebol. Além disso, traz mais conforto aos jogadores e maior durabilidade, permitindo com que mais jogos possam ser realizados em curto período de tempo, base, profissional e feminino jogando no Estádio Nilton Santos. Para além do futebol, a durabilidade e resistência da grama e de toda sua estrutura permite a realização de grandes eventos, como shows e festivais. Apenas neste ano, o Botafogo já anunciou sete atrações musicais, incluindo as turnês de Coldplay e Taylor Swift.

Diretor de Operações da SAF Botafogo, Alexandre Costa falou da importância do novo gramado e dos seus benefícios: “Quando olhamos para o Estádio Nilton Santos pensamos em quatro pontos fundamentais para a instalação do gramado sintético. A primeira seria a jogabilidade, ou seja, precisa ser um trabalho perfeito para a prática de futebol. A segunda seria o conforto, nós olhamos para um sistema que fosse confortável para os jogadores, o mais parecido possível com o gramado natural. A terceira seria a possibilidade de suportar as cargas referentes aos grandes eventos que acontecerão aqui. A quarta seria a possibilidade de arrefecimento, um gramado sintético tem tendência para subir a temperatura, não só o sistema que compõe o gramado, mas também o sistema de irrigação precisa estar preparado para diminuir essa temperatura. Então foi isso que planejamos”.

Em abril, o Estádio Nilton Santos recebeu o certificado “FIFA QUALITY PRO”, que reconhece a mais alta qualidade de gramado sintético.

Grama com certificado internacional de qualidade. Foto: Vítor Silva / BFR

A torcida do Glorioso já é conhecida por conta das suas superstições e com o novo gramado não está sendo diferente. O Botafogo é o primeiro colocado do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana. Desde a implementação da grama sintética, o Alvinegro disputou oito partidas em sua casa, vencendo sete e empatando apenas uma, estando invicto jogando para a sua torcida. Para os torcedores, o resultado deve-se muito ao “tapetinho”, forma carinhosa como chamam o novo gramado do Estádio Nilton Santos.

O benefício da nova grama abrange também as categorias de base e o futebol feminino, onde os mesmos realizam seus treinamentos e alguns jogos no campo principal do Estádio Nilton Santos, sendo muito importante para o desenvolvimento dos atletas. Gerente de Futebol de Base, Tiano Gomes comentou a nova fase do Botafogo: “A instalação do novo gramado sintético no Estádio Nilton Santos é muito importante, principalmente para evolução da estrutura do clube como um todo. É um gramado de última geração, trazendo uma qualidade enorme aos treinamentos, um desenvolvimento muito grande para os atletas, e isso é o mais importante para o nosso projeto.” Para Tiano, esta nova estrutura proporcionada pelo Clube permite que as comissões técnicas possam implementar treinos onde a intensidade e qualidade serão superiores, sendo de grande valia para a formação dos atletas e muito importante para o projeto.

Os principais afetados pela nova grama, os atletas, têm se adaptado rapidamente e gostado bastante da novidade. Henrique Simeone, atleta da categoria Sub-16, comentou a novidade: “É um gramado muito bom, a qualidade dele é excelente, a bola corre mais, então dá mais velocidade e a partida fica mais dinâmica. É muito bom poder treinar aqui, ajuda a desenvolver cada vez mais e além disso toda nossa estrutura está no estádio, isso integra e facilita os processos”.

Para além do futebol, com o novo gramado sintético é possível receber grandes eventos de entretenimento, como shows e festivais, tendo em vista a sua resistência e poder de suportar uma grande quantidade de pessoas sem afetar a integridade da grama. Dessa maneira, o Estádio Nilton Santos passou a receber shows, como os da banda inglesa Coldplay, em março deste ano, realizado entre os dias 25, 26 e 28, movimentando 70 mil fãs em cada dia de evento. Para o ano de 2023 o palco de espetáculos futebolísticos passará também a ser palco de grandes shows, como da banda RBD, Red Hot Chili Peppers, do cantor The Weeknd, Roger Waters, Taylor Swift e Numanice, que se apresentará em julho. A expectativa do clube é arrecadar cerca de R$ 12 milhões somente neste primeiro ano com os eventos musicais.

Show do Coldplay marca início de temporada de shows no Estádio Nilton Santos. Foto: Vítor Silva / BFR

Com a renda dos grandes eventos e dos jogos realizados no Estádio Nilton Santos, o Botafogo passa a contar com grandes receitas vindas de sua casa, vendo, de forma rápida, o investimento na instalação do novo gramado dar retorno em apenas um ano, gerando lucro aos cofres do clube.

Os torcedores do alvinegro mostraram-se empolgados com o momento do clube e veem o novo gramado como um dos fatores para o bom desempenho do time. Torcedor do Botafogo, Thallys Alvim falou sobre o momento: “Essencial para o rumo que o clube está tomando e para o profissionalismo do próprio. Totalmente favorável tendo em vista a qualidade para o andamento do jogo, criação de jogadas e dinâmica. Em relação aos eventos, com o aluguel para a realização de shows o fluxo de dinheiro é maior, beneficiando o clube”. Também tem torcedor que se preocupa com a divisão do estádio para shows, como é o caso do artista SantsMP: Acho justo que tenha shows sim, desde que isso não faça os nossos jogos serem transferidos para outros lugares”.

As partidas do Glorioso no Brasileirão, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil tem mantido uma boa média de público, cerca de 20 mil torcedores em cada partida, rendendo ao clube uma média de R$ 1 milhão. Rendendo, até agora, pouco menos de R$ 10 milhões aos cofres do Botafogo. Uma renda importante para o desenvolvimento e manutenção do futebol.

Casa cheia no duelo diante do Fluminense pelo Brasileirão. Foto: Arthur Barreto / BFR

Sendo assim, é notório o impacto que o novo gramado sintético trouxe ao Botafogo, no desempenho de sua equipe, no desenvolvimento de seus atletas da base, do feminino e também a importante abertura aos grandes eventos de entretenimento.

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