Mudanças no Estádio Nilton Santos transformam a experiência do torcedor

Por Henrique Lima

O Botafogo vem melhorando a experiência de seus torcedores no Estádio Nilton Santos com a chegada da SAF (sociedade anônima de futebol) em 2022, comandada pelo empresário norte-americano John Textor. Nas partidas em que o clube carioca é mandante, o jogo vira um espetáculo.

As mudanças são frutos de como o acionista majoritário do Glorioso, John Textor, enxerga a maneira de fazer futebol, além das quatro linhas. O empresário que conta com diversos clubes ao redor do mundo, como o Crystal Palace, da Inglaterra, e Lyon, da França, se inspira muito nas experiências que os torcedores têm nos esportes americanos. A primeira grande mudança foi a implementação de lança-chamas perto do gramado, sendo acionado quando o Botafogo marca gol em suas partidas. O alvinegro tem o fogo com um de seus elementos de identificação, sendo assim, torna-se imersiva a experiência do torcedor no Estádio Nilton Santos.

Foto: Vitor Silva/Botafogo.

O Botafogo também vem trabalhando para tornar seu estádio mais familiar e atrativo, para todos os tipos de pessoas, desde os torcedores mais jovens, até os de longa data. Para os pequenos, em alguns setores do estádio há atrações para divertir os frequentadores, como chute ao alvo, pula-pula e brinquedos infláveis. Para os mais jovens, o Glorioso traz a experiência fotográfica, onde o torcedor tira uma foto e pode escolher o fundo de sua preferência, seja o estádio, a sede social ou outros, e ainda ganha a foto impressa. Torcedor assíduo do Botafogo, Juan Nicolas comentou a experiência imersiva. “A experiência de tirar fotos com os amigos aproxima mais o torcedor e faz com que ele vá mais ao estádio e participe das interações. Uma experiência que proporciona o registro de momentos felizes para o torcedor e traz uma influência positiva a frequentar mais o estádio e, consequentemente, ser sócio-torcedor.”

Foto: Acervo pessoal

O Botafogo também vem investindo na experiência gastronômica, com a criação da marca Fire Burge, com hambúrgueres artesanais, cachorro-quente e batata frita com nomes personalizados que remetem ao clube, como o “Embalado”, “Mais tradicional”, “Bira”, “Biriba” e “Batata Maravilha”. Diretor geral da SAF, Thairo Arruda falou da conexão entre clube e torcida. “Queremos conectar o torcedor em todos os momentos. Procuramos unir qualidade e representatividade no mesmo produto, Acreditamos muito nessa iniciativa gastronômica, que é mais uma novidade entre muitas que estão por vir. O Botafogo vai continuar investindo em novas experiências para o torcedor.”

Novos telões também foram instalados, maiores e com uma maior qualidade. A chegada da SAF tem melhorado tanto o lado esportivo dentro de campo, com os bons resultados, quanto no lado social, na experiência dos seus torcedores, como avalia o torcedor Thallys Alvim. “Depois da chegada da SAF, as experiências em relação ao Estádio Nilton Santos melhoraram em nível exorbitante. A relação entre o torcedor e o clube melhorou e com isso, automaticamente, o torcedor passou a aproveitar mais o seu próprio estádio. Com diversas formas de interagir com a torcida, o Botafogo conseguiu trazer de volta aquela conexão entre o clube/torcedor e torcedor/estádio.”

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