A declaração foi feita pelo Mark Zuckerberg. Pesquisadora afirma ser jogada de marketing

Por Júlia Zanon

O Brasil é o país que mais envia áudios no mundo. Não só isso, os usuários brasileiros enviam quatro vezes mais mensagens de voz no aplicativo do que em qualquer outro país. A declaração foi feita pelo próprio Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta, durante a terceira edição do Conversations, evento global e anual da empresa.

“Vocês tornaram o Zap Zap algo próprio e vocês estão entre as pessoas mais ativas do mundo no app. As pessoas no Brasil enviam mais figurinhas, participam de enquetes, e enviam quatro vezes mais mensagens de voz no WhatsApp do que em qualquer outro país”, afirmou Zuckerberg no encontro, que aconteceu em São Paulo, de forma híbrida.

A estudante Isabela Costa é uma dessas pessoas que ama conversar mandando mensagens de voz. Para ela, a voz consegue dar mais emoção ao que ela quer comunicar.

“Eu adoro mandar áudio, porque eu geralmente estou fazendo várias coisas ao mesmo tempo, porque eu sou muito agitada. E nós temos essa coisa muito do imediatismo. Então, aconteceu alguma coisa, você gosta de mandar porque você fala na emoção. Como é que eu ia te transmitir toda essa emoção por uma mensagem? Não tem como, então eu mando um áudio.”

As pessoas no Brasil também enviam mais figurinhas e participam mais de enquetes do que qualquer outro país.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o costume é outro. Pelo menos para a publicitária Juliana Almeida, que é brasileira, mas mora no país americano há quase 10 anos e nunca recebeu nenhum áudio de colegas americanos.

“Eu tinha muito amigo americano no Ensino Médio e acho que nunca mandei nem recebi nenhum áudio.Mas, para os meus amigos brasileiros é quase instantâneo mandar áudio. E é com quem eu mais converso no dia a dia. Também recebo muitos áudios deles”, contou.

A professora e pesquisadora da área de comunicação, Denise Tavares, avalia que o motivo desse costume brasileiro é pela falta de cultura de leitura e pela predileção pelo audiovisual.

“O Brasil é um país de poucos leitores. E falar é muito mais rápido e mais claro. A escrita, com o passar do tempo, foi ficando cada vez mais sintética no país por causa do e-mail. E ouvir rádio, que é um aparelho barato e de fácil acesso, faz parte da nossa cultura também.”

Além disso, Denise também ressalta que o país tem um alto índice de analfabetismo, o que estimula a linguagem oral. De acordo com o Censo 2022, o último divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 11,4 milhões de brasileiros não sabiam ler – uma taxa de 7% da população.

Apesar de Mark Zuckerberg agradecer aos usuários brasileiros pelo carinho com a plataforma de mensagens, Denise Tavares também avalia a fala do CEO como um mecanismo de marketing.

“Até que ponto interessa ao Mark Zuckerberg falar sobre isso do Brasil? Um país tão grande, como o nosso, que é livre, que tem porta de entrada livre, dizer que a gente consome quatro vezes mais? Do ponto de vista do comércio, das empresas, isso gera recursos para os próprios ganhos dele”.

Não à toa, no mesmo evento, a empresa Meta anunciou novas ferramentas de inteligência artificial em português, a meta verified, extensão de pagamentos para médias e grandes empresas e inclusão de pix como forma de pagamento.

O Meta Conversations é um evento voltado para empresas, parceiros e desenvolvedores interessados em construir melhores experiências de negócio nas plataformas WhatsApp, Messenger e Instagram Direct. É o momento em que compartilham os principais lançamentos de produtos do ano.

A “IA da Meta” foi lançada em julho, mas o Brasil acabou ficando de fora por entraves burocráticos. Ainda não há data para o novo lançamento.

A tecnologia promete interagir com os usuários, gerar imagens, criar textos e responder perguntas. O serviço vai funcionar como um assistente virtual (ou “chatbot”) que interage com os usuários nas redes sociais das empresas, respondendo a perguntas, criando textos e também gerando imagens. Eles estão treinando a IA para responder às perguntas mais populares que as empresas recebem no WhatsApp, para que possam ajudar rapidamente os clientes a encontrar as respostas que desejam.