Por Camila Saggioro

A popularidade do futebol americano no Brasil cresceu de maneira importante nos últimos anos. Segundo pesquisa feita pela Sponsorlink em 2022, o público do esporte no país alcançou a marca de 35,4 milhões de telespectadores. Mundialmente, só fica atrás do próprio país do esporte, os Estados Unidos, e de seu vizinho, o México.

Entendendo a demanda de seu público internacional, a National Football League (NFL) já havia, nos últimos anos, expandindo suas fronteiras e realizado jogos em outros países. Mas o Brasil é o primeiro fora da Europa a sediar um jogo oficial da liga. Chamado de São Paulo Game, o jogo acontecerá dia 6 de setembro na Neo Química Arena, do Corinthians, e marcará o duelo entre duas fortes e tradicionais equipes: Philadelphia Eagles e Green Bay Packers.

Para Danilo Lacale, repórter e produtor de NFL na RedeTV, o jogo traz boas perspectivas para o crescimento do interesse em futebol americano: “Eu acredito que o jogo da NFL no Brasil vai ser uma virada de chave para o futebol americano no país. Ele acrescenta que “a proximidade da NFL com o público brasileiro, que é o 3° maior mercado da liga, é essencial para a expansão da competição e, claro, para que o sentimento de pertencimento exista, também”. Danilo acredita que no dia do jogo São Paulo entrará completamente no clima, com os fãs vestindo jerseys e tendo a oportunidade de presenciar um grande jogo.

Preparativos

São Paulo está se preparando para receber esse evento internacional pela primeira vez. Em nota, a SPTuris, empresa oficial de turismo e eventos da cidade de São Paulo, informou que está trabalhando para garantir a todos que irão assistir ao jogo uma boa experiência: “São feitas reuniões periódicas desde o início das negociações e, quanto mais perto, mais frequentes são. Até para tratar de questões logísticas e operacionais, como o esquema de transporte, segurança pública, divulgação das ativações e outras ações.” Ainda segundo a empresa, diferentes órgãos públicos como Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), SPTrans (empresa de transporte de ônibus municipal), Metrô, CPTM (rede de trens), Vigilância Sanitária e vários outros trabalharão em conjunto para garantir um bom funcionamento do evento

As expectativas de movimentação na economia da cidade são altas, por conta do turismo não só nacional, mas de outros países. Danilo revelou que de acordo com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, serão gerados mais de 5 mil empregos e a cidade espera uma receita de 60 milhões de dólares na semana do jogo. Para a SPTuris, “São Paulo já ganhou muitos pontos por ser uma cidade fora dos EUA onde a NFL vai acontecer nesta temporada, o que deu visibilidade para o mundo e dará ainda mais na semana e no dia do jogo, por conta da transmissão televisiva.” E conclui afirmando que “isso repercutirá de forma positiva não só para a cidade, mas para todo o Brasil, com uma imagem de que o país pode receber grandes eventos internacionais”.

Polêmica

Os ingressos para o jogo foram vendidos online no site da Ticketmaster. Foram disponibilizados cerca de 45 mil ingressos, divididos em pré-venda e venda geral. Clientes do banco XP tiveram acesso à venda antecipada de 15 mil unidades, que se esgotaram de forma rápida. Já no dia da venda geral, o restante dos ingressos esgotou em menos de duas horas. Problemas no site, como a aleatoriedade de posição na fila virtual e o esgotamento em minutos da maioria dos setores, levaram o público a se questionar se as vendas não poderiam ter sido feitas de forma mais organizada, já que, pouco tempo depois, muitos ingressos foram disponibilizados por cambistas na internet.

Rodrigo Rolli, delegado de polícia e professor, além de amante da NFL, descreve a experiência de compra como “traumatizante e ridícula”. Amante de esportes em geral, ele diz que garantir o ingresso para outros eventos internacionais, como Fórmula 1 e Rio Open, foi muito mais tranquilo e organizado. Ele compartilha que tentou comprar tanto na pré-venda quanto na venda geral, ambas sem sucesso: “Você ficava naquela fila de espera, meu filho ficou para mim enquanto eu estava trabalhando, estava com meu cartão da XP, tudo certinho para a compra, tinha a fila de espera e caía, e a mesma coisa aconteceu depois. Tornou-se impossível comprar.” Para ele a venda aconteceu de forma muito rápida e isso causou certo estranhamento. Rodrigo considera que a abertura de um número maior de pontos físicos de venda, em vez de um único ponto, em São Paulo, poderia ter facilitado o processo.

Felipe Duarte, militar e outro amante do futebol americano, relata os mesmos problemas de Rodrigo: “Entrei nos dois dias, o exclusivo de cliente XP e o aberto ao público, e nos dois dias fiquei sem saber em que posição estava. Não chegou a minha vez e esgotou”. Para ele, seria melhor que a  fila virtual fosse por ordem de acesso e ao menos informasse a posição de cada cliente. Apesar desse processo de compra frustrante, ambos dizem que amam o esporte e vão continuar acompanhando de outras formas.

Nem a Ticketmaster nem a NFL se pronunciaram sobre esse turbulento processo de vendas dos ingressos do São Paulo Game. Houve a tentativa de contato com a NFL Brasil para mais informações, mas não foi obtida nenhuma resposta.

Expectativas

Para os milhares de fãs que não conseguiram ingresso, a alternativa é assistir à transmissão do jogo ou participar de eventos realizados pela NFL no dia do jogo. A RedeTV está preparada para transmitir o jogo na TV aberta: “Quanto aos direitos de transmissão, ainda não podemos comentar. Mas, sem dúvidas, será uma cobertura gigante e épica, feita pela RedeTV, da maior liga esportiva do mundo. Queremos não apenas educar o público que pensa em acompanhar futebol americano. Mas que eles entendam a beleza do jogo e se sintam parte de toda essa festa”, diz Danilo.

As expectativas para o jogo são altas, tanto para o espetáculo quanto para o que significa ter, pela primeira vez, um jogo da NFL no país. Para os mais de 35 milhões de amantes brasileiros do esporte, o jogo significa a realização de um sonho antes distante. E para os outros milhões de brasileiros que não conhecem, não há chance melhor do que essa para se apaixonar pelo esporte da bola oval e comemorar o touchdown como se fosse um gol.

Skip to content