Conheça o universo das TVs dos clubes cariocas
Por Henrique Lima
Botafogo TV, FlaTV, FluTV, Vasco TV. Os clubes de futebol receberam novos reforços na busca por uma conexão maior com seus torcedores. Por meio do YouTube, plataforma de vídeos na internet, os clubes de futebol criaram suas TVs (canais oficiais) e por lá postam diariamente conteúdos relacionados ao dia-a-dia do clube, como a transmissão de partidas do futebol profissional masculino e feminino, de base, esportes olímpicos, treinos, coletivas de imprensa, vídeos institucionais, resenhas, pegadinhas e diversos conteúdos que aproximam o torcedor do seu clube de coração.
Flamengo e Vasco foram os primeiros a criar seus canais no YouTube, no início de 2006, há quase 20 anos. O Fluminense iniciou sua trajetória no fim de 2009. Já o Botafogo, deu início aos trabalhos em meados de 2010. Os primeiros conteúdos postados pelos clubes cariocas em suas TVs tinham uma semelhança: o tempo curto de duração. Normalmente, conteúdos com média de 3 a 5 minutos, com pouca produção e focado no dia-a-dia da equipe profissional masculina, mostrando treinos, bastidores de jogos e entrevistas. Com o passar dos anos, os conteúdos postados sofreram mudanças e o foco passou a ser a maior proximidade com o torcedor, oferecendo conteúdos de maior minutagem e exclusividade.
A FlaTV, canal do Flamengo, conta com quase 7 milhões de inscritos, mais de 10 mil vídeos postados e supera as 840 mil visualizações, tendo uma média de 82 mil views por vídeo postado. Com mais de 10 milhões de visualizações, o “Especial – Nego Ney” é o vídeo de maior reprodução do canal rubro negro. Nele, é contada a história de um pequeno torcedor do Flamengo que explodiu nas redes sociais em 2019. Os conteúdos atuais têm foco no desempenho da equipe profissional masculina, porém é possível notar conteúdos que aproximam os torcedores do clube e dos jogadores, seja mostrando o dia-a-dia dos treinamentos, seja em quadros como “Resenha do Jogo”, onde um atleta tem a oportunidade de conversar de maneira mais descontraída com um apresentador. Dessa maneira, o torcedor pode enxergar um lado que não conhecia do atleta e saber um pouco mais da dinâmica de jogo, passando a ter uma maior conexão com seu clube.
A Botafogo TV conta com mais de meio milhão de inscritos, tendo postado cerca de 4.300 vídeos e se aproxima de 110 mil visualizações, tendo uma média de 25 mil views por vídeo postado. Com 1 milhão de visualizações, “Harlem Shake do Botafogo” é o vídeo com maior reprodução do canal alvinegro. O elenco alvinegro participou de uma trend em 2013, dançando a música viral. Neste ano de 2024, o canal passou por uma grande reformulação e ganhou um novo cast e um estúdio novo, contando com sala de podcast, estúdio de transmissão, área de apresentação e área para convidados especiais.
Desde sua mudança, os grandes números chamaram a atenção. A Botafogo TV acumula cerca de 15 milhões de views nos cinco primeiros meses do ano, contando com mais de 80 milhões de impressões e 50 milhões de impressões em suas transmissões. Ao transmitir o sorteio dos grupos da Copa Conmebol Libertadores, o canal oficial do Botafogo superou todas as outras TVs de clubes, sendo o mais assistido do Brasil, quando 134 mil pessoas assistiram ao vídeo. A transmissão contou com a presença do coordenador de futebol e ídolo Joel Carli, do comentarista Antônio Carlos e dos ex-jogadores Dudu Cearense, Airton e Rodrigo Pimpão. Além disso, foram exibidos vídeos do CEO Thairo Arruda diretamente da sede da Conmebol, no Paraguai. Durante a transmissão, o clube também oficializou a contratação de Óscar Romero como reforço. Dessa maneira, é possível notar que o clube buscou a exclusividade e a conexão com ex-jogadores para realizar uma transmissão com alta identificação com o torcedor.
Para Fernando Morani, Coordenador da Botafogo TV, o canal de comunicação de um clube de futebol tem como premissa aproximar o torcedor da instituição através do conteúdo, do entretenimento e da informação.
“Costumo dizer que o clube de futebol existe em dois momentos: quando está jogando durante 90 minutos e quando está se conectando com o torcedor. Isso acontece através dos canais oficiais. A TV de clubes talvez hoje seja o principal deles, porque a gente vive uma era da informação, do entretenimento, do conteúdo. E a gente tem essa oportunidade, tem essa responsabilidade também de trazer fatos e feitos para esse torcedor que quer consumir o clube. Que fatos e feitos são esses? Muitas vezes a gente tem a oportunidade de humanizar a vida do atleta. Como quadro recente, a gente pode falar do “Jogando em Casa”, recém lançado, a gente pode linkar o interesse principal, que é o jogo, o treino, com participações de jogadores”, completou.
Para que a TV se conecte com seu torcedor é preciso que ela carregue o DNA do clube, o perfil da instituição e do torcedor, havendo esse laço e gerando proximidade. “Tem que ter um trabalho de identificação das nuances que envolvem o torcedor, no caso, o botafoguense, todo aquele universo, todo aquele cultural, e trabalhar em cima desse perfil, aproveitando agendas positivas, momentos esportivos e jogadores em alta, de modo que você consiga conectar todas essas frentes aliado a uma linguagem atual que faça sentido, didática e de fácil entendimento. Dessa forma, reunindo todos esses fatores, eu acho que você consegue atingir e aproximar o torcedor”, afirmou Morani.
Essa nova fase das TVs de clubes foi antecipada em decorrência da pandemia da Covid-19, que chegou ao Brasil em 2020. “Era algo que a gente já imaginava, era algo que a gente já sabia que ia acontecer, mas num outro momento, a gente enxergava isso como algo gradativo. Um processo um tanto quanto mais lento, mas por conta de uma necessidade onde as pessoas, de forma global, estavam reclusas, estavam em casa e precisavam se conectar. Não falando só de esporte, mas de todos os segmentos”, afirmou Fernando
Morani acredita que no futebol foi preciso se reinventar e precisou acontecer em meio a um período onde as coisas fisicamente não estavam acontecendo. Para ele, isso foi um salto para as TVs de clubes, um marco, onde vemos alguns clubes tendo os seus próprios direitos de transmissão, algo embrionário, mas é algo que, a médio e longo prazo, vai acabar acontecendo com mais clubes. Segundo o gestor, “é um movimento que veio para ficar e que foi potencializado por algo global que ninguém esperava e que a gente precisou aprender fazendo. Não nos preparamos, não nos planejamos do modo ideal. Quando a gente viu, já estava acontecendo”, completou. “Hoje tem um formato em cima dessas exigências, onde as TVs de clubes têm papel fundamental, importante no andamento do clube para ativação de receitas, para captação de patrocínios, para valorização de atletas e produção de conteúdo”, disse o Coordenador.
A FluTV, canal oficial do Fluminense, conta com quase de 820 mil inscritos, mais de 5,7 mil vídeos e cerca de 145 milhões de visualizações, rendendo média de 25 mil views por vídeo. Com quase meio milhão de visualizações, o “Bastidores – Fluminense campeão da Conmebol Libertadores 2023” é o vídeo de maior reprodução do canal tricolor, onde mostra o título internacional inédito do Fluminense. Além das usuais transmissões de partidas, bastidores e treinos, o quadro “Momento Tricolor” conta um pouco do que está acontecendo com o Time de Guerreiros, um panorama que aproxima seu torcedor do Clube.
O canal oficial do Vasco da Gama, a VascoTV, conta com 1,3 milhões de inscritos, 700 vídeos produzidos e mais de 53 milhões de visualizações, uma média de 76 mil views por vídeo. Com cerca de 2 milhões de reproduções, “Agner, fenômeno do futsal do Vasco tem 7 anos e mais de 100 gols marcados nesta temporada” é o vídeo de maior views do canal. O vídeo conta a história do pequeno talento da base do Vasco que marca seu gol de número 100 em apenas uma temporada. A equipe Cruz-maltina é notoriamente conhecida por seus torcedores apaixonados, sendo um DNA de sua torcida. Sendo assim, a VascoTV explora muito esse lado do seu torcedor com vídeos na torcida em dia de jogo, como o quadro “Pré jogo do Mad”, onde o Matheus Mad entrevista vascaínos no entorno de São Januário de maneira descontraída, aproximando torcida e time.
Mario Vassalo, Diretor da Vasco TV, acredita que o objetivo da TV de clube é levar informação, entretenimento e aproximar o torcedor do clube e o clube do torcedor. Para ele, uma maneira de realizar essa aproximação é mostrando conteúdos que normalmente não se tem acesso, fazendo com que o torcedor tenha percepção de estar dentro do clube, trazendo histórias especiais de torcedores.
“Como muitos têm vivências e sentimentos semelhantes, traz empatia e mostra que a TV tem a preocupação em entender e valorizar sua torcida. Importante entender o momento certo para a publicação das características de cada conteúdo, para não ter o efeito inverso, ao invés de aproximar, afastar o torcedor”, completou Mario.
Para o Diretor da Vasco TV, a nova fase que as TVs de clubes vivem ainda é algo muito embrionário, mas mesmo assim alguns clubes já vêm demonstrando grande importância e enxergam o alto potencial desse veículo de comunicação. “Mais do que enxergar a fase atual, importante é olhar para frente e o que está por vir. Estamos no caminho de, em breve, termos as TVs oficiais dos clubes transmitindo seus jogos do profissional com imagens, não somente base e feminino, o que dará um salto não somente em produção e investimento, mas em receita, se tornando uma das principais fontes de arrecadação. Além disso, aprofundamento nos conteúdos VOD, indo muito além de “treinos e desafios”, mas entregando produção com qualidade semelhante às oferecidas pelas grandes plataformas de streaming”, completou Mario Vassalo.