Rotinas dos discentes da UFF são mesclados por sentimentos de avanço e saudades

Por Ingrid Cury

O novo campus do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) deixou de ser um mito e se tornou realidade em abril de 2022. Após anos de espera, os alunos de Arquivologia, Artes, Biblioteconomia e Documentação, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Estudos de Mídia, Jornalismo e Produção Cultural começaram a ter aulas nos novos prédios.

Localizada no campus do Gragoatá, a obra estava abandonada há quase 10 anos devido a uma série de questões burocráticas e financeiras. O primeiro projeto de obras para o novo edifício foi criado em 1985, pelo então diretor, Antônio Serra, atualmente professor emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF) .Porém, com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Governo Federal, e o apoio da Prefeitura de Niterói, a construção foi retomada e o plano foi concretizado com sucesso. Segundo a UFF, a nova locação conta com 110 salas interligadas e divididas em 11 blocos de salas de aula, além de sala de exposições, anfiteatro e pátio.

João Pedro Boaretto, estudante do sétimo período de Jornalismo da UFF, conta que desde que soube que teria aulas no novo campus ficou muito animado e está gostando muito da experiência. O fato de o local ter uma melhor infraestrutura, em comparação ao velho Iacs, e uma vista privilegiada do Rio de Janeiro são pontos chaves para esse sentimento.

“As salas são novas e todas têm ar condicionado. Agora temos um estúdio de TV mais amplo e reformado, além de muitos ambientes abertos para circular entre as aulas. Mas, para mim, o mais inspirador, ainda mais para os dias que não estamos muito motivados, é a vista da orla”, acrescentou o futuro jornalista.

Foto: Ingrid Cury

Giovanna Di Renna, aluna do sétimo período de Comunicação Social, fala que a felicidade foi grande quando descobriu que a “lenda do novo IACS” se tornaria realidade. Desde que entrou na UFF, no primeiro semestre de 2020, ouve seus veteranos e professores comentando sobre a obra.

A ansiedade e empolgação com as aulas no prédio do Gragoatá não escondem o sentimento de saudades e apego que alguns alunos têm relacionados ao antigo Iacs. O primeiro prédio foi fundado em 1968, na Rua Lara Vilela, em São Domingo e, desde seus primeiros frequentadores, foi apelidado carinhosamente como “Casarão Rosa”.

A futura publicitária diz que apesar de estar gostando do prédio novo, a afeição pela casa rosa é grande. Por ter iniciado sua vida universitária, feito amizades e o passado bom tempo da sua jornada acadêmica por lá faz com que o antigo ganhe o favoritismo no seu coração.

“Acho que por ter começado minha vida acadêmica no Casarão, tenho esse apego tão grande. Para mim, ficamos mais aconchegadas na nossa casa rosa. O novo ainda não tem a nossa cara, talvez seja pela arquitetura, cor, tudo ser muito parecido, e não ser rosa”, diz Giovanna.

Foto: Paula Fernandes, SCS

João concorda que o Casarão tem seu charme. Para ele, a casa rosa remete a um lar e, pela vida ser muito corrida, pode ser vista como um lugar de acolhimento e afago na rotina das pessoas. Apesar disso, o estudante fala que não tem apego nenhum ao antigo prédio e está amando ter aulas no novo.

“Entendo esse apego, mas acho que não precisamos ficar presos ao passado, agora temos melhores condições de aula. Fora que é dentro do campus do Gragoatá, que é bem movimentado, possui mais opções de alimentação e na frente tem um ponto de ônibus”. Ele ainda acrescenta que a casa rosa pode continuar sendo uma base para os alunos e até mesmo ser um espaço para apresentações, acervo histórico e eventos estudantis.

Um ano após a inauguração do novo prédio, grande parte das salas não estão equipadas com todos os materiais necessários e o conjunto ainda sofre de algumas carências. Ambos os alunos citaram que há uma falta de sinalização dentro dos blocos e destacaram a necessidade de mais iluminação, segurança e pavimentação ao longo do caminho, visto que o prédio é distante dos demais. Mas Giovanna realça que o início das aulas por lá já é um grande marco para a comunidade da UFF.

Atualmente, o novo prédio está com 80% das obras concluídas e a prefeitura local tem previsão de finalizar até novembro deste ano. Além disso, a prefeitura de Niterói informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá à cidade para a inauguração. A visita foi acertada em um encontro do prefeito Axel Grael e do secretário Executivo, Rodrigo Neves, com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, em março.