Espaço contribui para a formação de profissionais criativos e fortalece o cenário artístico na região

Por Luana Rafael

A partir de 20 de julho e até 3 de setembro, o Centro de Artes da UFF apresenta o segundo módulo dos trabalhos contemplados pelo Programa de Exposições 2023. Lançado em janeiro deste ano, o Edital de Ocupação das Galerias de Arte permite que criadores de todo o país apresentem suas obras no espaço. Depois das primeiras seis exposições inaugurais, no novo ciclo mais seis artistas poderão expor seus trabalhos para estudantes e toda a comunidade.

A artista e mestranda do PPGCA da UFF, Caroline Valansi, foi uma das selecionadas do primeiro módulo do projeto e destacou a experiência de expor no Centro de Artes: “Eu achei muito interessante, porque é um espaço dentro da universidade, então acaba que isso promove a cultura e as artes em Niterói e na região. Esse ano de 2023 é o primeiro que a galeria consegue dar um retorno financeiro pros artistas, então eu acredito sim que nas próximas o edital vai estar direcionado para artes mais locais e o público local vai frequentar mais”, comentou Caroline.

Com exposições, shows, peças teatrais e apresentações diversas, o Centro de Artes UFF é um dos mais importantes pólos culturais da cidade de Niterói. Diretor do centro, Leonardo Guelman defende a importância do lugar para a expansão artística e cultural: “Além de sermos um equipamento cultural da cidade, estamos trabalhando também enquanto uma superintendência de arte e cultura . Então, a ideia é que o centro seja um mediador na relação com os outros campi e de alguma forma ajude a ampliar essa relação com a comunidade a comunidade acadêmica, em especial, dos cursos ligados às artes”, afirma Leonardo.

Programa de Exposições

O edital e a construção de exposições a partir de uma chamada pública mostram o quanto a universidade pode servir como um ambiente democrático de apoio à arte. Após a realização do primeiro módulo de exposições, Guelman ressalta que o objetivo é ampliar o projeto: “Essa proposta a gente também quer estender para o teatro, para o cinema, abrir espaços nos editais para que os artistas e realizadores possam se apresentar aqui.Queremos estender essa atuação aos outros campi no estado do Rio”, revelou o diretor.

Galeria de Arte, no Centro de Artes UFF
Reprodução: Paula Fernandes – SCS

A relação com os estudantes

O centro reúne: cinema, galerias, espaço de fotografia e teatro, que são essenciais para a formação e valorização do trabalho dos artistas da universidade. O local oferece aos alunos um espaço onde podem se concentrar em suas práticas artísticas, equipado com instalações e equipamentos específicos para diversas formas de expressão da arte. Essa infraestrutura permite que os alunos experimentem e aperfeiçoem suas habilidades em um ambiente profissional, além de facilitar o processo de aprendizado e enriquecer a experiência dos estudantes.

O aluno de cinema Pedro Marchiori destaca a experiência de exibir o filme dirigido por ele, no cinearte: “ De todos os lugares que a gente já passou com o filme, eu acho que o mais emocionante foi o Centro de Artes. Ver o meu filme naquela estrutura, que é uma sala de cinema de verdade, com som de qualidade, tudo muito qualificado, é uma outra sensação. Eu acho que de fato essa promoção da cultura, a partir dessa democratização, faz muito sentido e tem uma relevância enorme”, disse Pedro.

Os universitários reconhecem a contribuição do local, como um ambiente propício ao pensamento criativo e o desenvolvimento artístico dos estudantes e preparando-os para desafios futuros no campo das artes. A estudante de produção cultural da UFF Tainá Gonçalves ressalta o valor do centro como um ambiente pedagógico, mas reforça a necessidade de mais atividades acadêmicas nesses espaços: “É uma materialização das inúmeras possibilidades do que a gente vê no nosso curso. Acho que a gente deveria estar mais lá dentro. Poderiam acontecer dinâmicas mais constantes, até pra gente usufruir desse espaço como estudantes de produção cultural”, comentou Caroline.

Cinearte UFF, no Centro de Artes
Reprodução: Internet (Via site oficial)